Explore novos sabores para o seu feijão: Descubra 4 maneiras de elevar o sabor com Moinho Real

Se você está acostumado a preparar o feijão de apenas duas formas – com caldo no dia a dia ou como feijoada em ocasiões especiais – está na hora de mudar isso. A clássica combinação com o arroz pode e deve ganhar mais sabor em sua mesa, independentemente da ocasião. Por isso, vamos compartilhar quatro maneiras de dar um toque especial ao seu feijãozinho, indo além do sal e do tradicional refogado de cebola, com a ajuda de temperos como louro, cúrcuma, páprica e alho.

Esse feijão cremoso, aromático e saboroso tem um verdadeiro espírito brasileiro e é parte fundamental da nossa história culinária. Seu consumo remonta aos tempos dos povos indígenas, que cultivavam essa leguminosa em pequenas plantações. Na cultura pré-colonial, o feijão servia como acompanhamento para os ingredientes cultivados em maior escala, como milho e mandioca. Mas você sabia como os feijões eram consumidos naquela época, quando havia uma variedade de tipos (atualmente cerca de 20 espécies são cultivadas em larga escala no mundo)? Nada de caldinho saboroso: os indígenas simplesmente cozinhavam as favas em água, escorriam e comiam com as mãos.

O feijão que conhecemos hoje, com seu aspecto cremoso e borbulhante nas panelas brasileiras, é resultado da fusão gastronômica com Portugal. Os colonizadores utilizaram os nossos feijões para compor sua alimentação, diante da escassez dos grãos e favas que eram usados em seus próprios cozidos. No preparo, entretanto, acrescentaram gordura e temperos. Assim, o feijão caldoso se tornou o acompanhamento perfeito para as diversas farinhas produzidas por aqui – a parceria com o arroz veio depois, mas isso é uma outra história.

Temperar essa deliciosa preparação, rica em proteínas, é simples, mas exige alguns truques. O primeiro deles é escolher as ervas e especiarias adequadas. O feijão, apesar do sabor característico, possui um perfil neutro que permite diversas combinações. No entanto, algumas funcionam melhor do que outras. O alho, a cúrcuma, a páprica e o louro são exemplos perfeitos de temperos que podem transformar o feijãozinho em um prato ultrassaboroso. Os aromas herbais e florais das folhas secas de louro combinam perfeitamente com o sabor característico do feijão. A picância do alho cria um contraste delicioso. A cúrcuma e a páprica adicionam cor ao preparo, além de sabores terrosos e levemente picantes, respectivamente.

O segundo passo é utilizar os temperos no momento certo. As folhas de louro, por exemplo, devem ser cozidas junto com os grãos, para que liberem todo o seu sabor. Já o alho

, a cúrcuma e a páprica devem ser adicionados durante o refogado – pelo mesmo motivo. A ideia é utilizar o método de cozimento mais adequado para cada tempero. E sim, isso faz toda a diferença no resultado final!

Aqui está uma receita básica de feijão e como usar louro, alho, páprica e cúrcuma para temperá-lo. A partir daí, você poderá criar suas próprias preparações, explorando outras ervas e especiarias. A diversão está garantida!

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email
Print
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?